Setor de Zoonoses continua com a campanha de vacinação antirrábica
19/08/2019 13:39 em Novidades

Informações repassadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são de que a campanha de vacinação antirrábica, iniciada no dia 01º de julho, continua na zona rural e na sede da Zoonoses (na Avenida João Vaz Sobrinho, 817 - trecho II, no centro), de 08hs às 11hs e de 13hs às 16hs.

O responsável pelo setor, Silvério Macedo da Cunha conta que a vacinação se estenderá até meados do mês de setembro. “Estamos trabalhando muito, para que o objetivo dessa campanha seja alcançado, ou seja, vacinar aproximadamente 7.500 (sete mil e quinhentos) animais de estimação” revelou.

Para vacinar, o proprietário do animal deve levar a carteirinha de vacinação ou fazer uma no local.

Mais informações pelo telefone: 3351-3771.

A Raiva

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!